Palestrantes A - E

Adalberto Luiz Val (INPA), pesquisador do INPA, autor de mais de 100 trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros e mais de 20 capítulos de livros. É bolsista de produtividade 1A do CNPq e em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é diretor-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Andreas Larsson – BTH (Suécia), Research Associate and Associate Professor, Division of Functional Product Development, Department of Applied Physics and Mechanical Engineering, Luleå University of Technology, Luleå, Sweden.


Carlos Rubens (GTA) é Presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) é fundador da organização não governamental Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela), há 15 anos, ensina jovens aprendizes a confeccionar instrumentos musicais na zona leste de Manaus (AM).

César Levy França – BTH (Suécia), is a researcher and project assistant within the School of Engineering at the Blekinge Institute of Technology with main field of interest in strategic sustainable development. He has a degree of Masters of Strategic Leadership towards Sustainability at Blekinge Institute of Technology, BTH, Sweden.


Christian Marzari é diretor-geral da empresa Precious Woods, que gerencia 450 mil ha de florestas no Amazonas e 76 mil ha no Pará. Foi a primeira empresa na Amazônia a receber um certificado FSC (Forest Stewardship Council). A madeireira holandesa realiza manejo sustentável na região de Itacoatiara, no Amazonas e na de Pacajá, no Pará. Também fornece energia elétrica para 70% da cidade de Itacoatiara através da queima da madeira que sobra dos procedimentos em uma usina termoelétrica de turbina de vapor.


Christovam Barcellos (Fiocruz /RJ) é Graduado em Geografia e Engenharia civil, mestre em Ciências Biológicas e doutor em Geociências. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na pesquisa e ensino de Geografia da Saúde com ênfase em vigilância em saúde.


Cláudio Benedito Valladares-Pádua (IPÊ), mestre em Estudos Latino-americanos e doutor em Ecologia. Atualmente exerce a função de reitor da Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade e Vice-Presidente do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas. Atualmente ocupa a posição sócio diretor da Biofílica SA que se dedicada a transações no mercado de desmatamento evitado na Amazônia (REDD) e conselheiro do WWF Brasil.

Eduardo Góes Neves (USP) é Graduado em História e Doutor em Arqueologia. É professor do Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo. É credenciado no programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Realiza pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos na Amazônia brasileira, principalmente em sua porção ocidental. É presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (Biênio 2009-2011).


Eduardo Paulon Girardi (UFMT), doutor em Geografia. Atualmente atua como professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), da UNESP de Presidente Prudente e do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal (GECA), da UFMT de Cuiabá.


Elisabeth Conceição de Oliveira Santos (IEC) é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará, UFPA; com especialização em Diagnóstico Viral do Citomegalovírus pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Atualmente é Diretora do Instituto Evandro Chagas, Fundação Nacional de Saúde, Seção de Meio Ambiente.


Enrique Leff (UNAM, México) é Doutor em Economia do Desenvolvimento, é professor de Ecologia Política e Políticas Ambientais na Pós-Graduação da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e, desde 1986, coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).