PPG-CASA
CCA

Tema: “Serviços ecossistêmicos e sustentabilidade no contexto da Economia Verde”
Período do Seminário 25 a 28 de Junho de 2012


Programação
PPG-CASA
CCA
Programação
Home
Apresentação
 
Palestrantes
 
Instrução de Inscrição
 
Formulário de Inscrição
Normas Submissão Resumo e Artigo
Fale Conosco
Traduzir para Inglês
 Home
Apresentação
 
Palestrantes
 
Instruções de Inscrição
 
Formulário de Inscrição
Normas Submissão
Resumo e Artigo
Fale Conosco
Translate to English
                    APRESENTAÇÃO

O EVENTO

O seminário internacional de ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia é uma iniciativa do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas através de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores. É um evento essencialmente acadêmico destinado ao público de alunos de mestrado e doutorado, principalmente, e também pesquisadores e professores com atuação na pós-graduação. Em suas primeiras três edições anuais (2007, 2008 e 2009) o seminário teve uma abrangência nacional. Em 2009, com sua primeira edição internacional, o SICASA passou a ter uma periodicidade bianual.


A TEMÁTICA
Finda a ilusória crença de que os recursos ambientais são infinitos e inesgotáveis, torna-se necessário estabelecer os marcos conceituais que identificam e delimitam claramente os bens e serviços ambientais no intuito de possibilitar sua gestão e proteção. A noção de meio ambiente é complexa e multidimensional, designando não somente os componentes físicos e geoquímicos (não-vivos) e biológicos (bióticos) e suas interações como também, incluindo as múltiplas relações com os indivíduos e as sociedades humanas. Portanto, muitos são os níveis de organização a se levar em conta ao se elaborar um modelo explicativo de um bem ou serviço ambiental. Descrever e analisar essa realidade complexa implica na intervenção de várias disciplinas que atuam em vários níveis de apreensão e utilizam diversos modelos teóricos e conceituais. As noções de bens e serviços ambientais devem ser compreendidas dentro dessa perspectiva multidimensional do meio ambiente, como mais uma forma de se expressar os benefícios que a natureza proporciona à humanidade gratuitamente. Como sugere Constanza (1997), os serviços ecossistêmicos seriam a contribuição relativa do capital natural para produção de benefícios ao homem, a partir das combinações com as demais formas de capitais (humano, social e manufaturado).
O desafio de caminhar na direção de uma sociedade mais igualitária e mais sustentável está, mais do que nunca, em pauta. Para alcançar esse objetivo, uma estratégia econômica radicalmente nova será necessária. É nesse contexto que surge o conceito de economia verde. Definida pelo PNUMA como “aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e as escassezes ecológicas”. A economia verde será um dos temas-chave da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorrerá em 2012 no Rio de Janeiro. Assim, o II Seminário Internacional de Ciências do Ambiente na Amazônia que acontecerá logo após a Rio+20, tem por objetivo fomentar o debate sobre a valorização e valoração dos serviços ecossistêmicos e a governança ambiental no contexto da Economia Verde.
O encontro entre pesquisadores, estudantes, governos e sociedade civil organizada da Amazônia na sequência da realização da conferência Rio+20 possibilitará trocas importantes para entendimento e enfrentamento desses novos conceitos e dos conflitos gerados pela imposição da ordem econômico-desenvolvimentista sobre a realidade da região. O evento propõe um amplo debate partindo de conceitos mais gerais e discutindo sua aplicabilidade na realidade amazônica, por meio da interlocução entre os diferentes saberes científicos e empíricos na construção de uma prática transdisciplinar. A idéia é colocar no mesmo foro de discussão os diferentes interesses que se aglutinam em torno das iniciativas de compreensão, valorização e valoração dos serviços ecossistêmicos como parte de uma estratégia de “esverdeamento” da econômica.

OBJETIVOS

Geral:
Fomentar o debate acerca da valorização e valoração dos serviços ecossistêmicos e da governança ambiental no contexto da economia verde e as conseqüências e impactos das políticas e arranjos institucionais emergentes que incorporam esses novos enfoques para a conservação e a sustentabilidade da Amazônia.
Específicos:
• Suscitar a discussão sobre as abordagens conceituais e políticas da temática dos serviços ecossistêmicos e da governança ambiental.
• Criar espaço para a divulgação e troca de experiências decorrentes de programas e projetos desenvolvidos sobre a temática dos serviços ecossistêmicos e governança ambiental;
• Possibilitar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na área por pesquisadores e alunos de pós-graduação de instituições de pesquisa, ensino e extensão.

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se com esse evento fomentar um amplo debate acadêmico-científico sobre a temática proposta de forma a gerar uma leitura do contexto da região e de sua inserção no âmbito global de modo a subsidiar a avaliação crítica de propostas de políticas públicas implantadas e em elaboração que se apoiam na valorização de serviços ecossistêmicos e em atividades tidas como partes de uma economia verde.
O evento se constituirá das seguintes atividades:
               Conferência: 1
               Mesas redondas: 4
               Sessões temáticas: 2
               Mini-cursos: 2
               Workshop: 1
               Painel: 1
Para fomentar a discussão dos temas centrais, bem como refletir sobre alternativas e estratégias de suporte para o desenvolvimento de políticas públicas que contemplam a valorização dos serviços ecossistêmicos amazônicos, os conferencistas convidados, reconhecidas lideranças científicas apresentarão o estado da arte da temática e suas avaliações críticas sobre as tendências e estratégias políticas da incorporação de instrumentos da economia verde para uma governança ambiental suficientemente boa e para a valorização de serviços ecossistêmicos.
As mesas redondas contemplarão exposição de experiências e argumentação teórica ampliando a discussão e debate iniciado na conferência inaugural. As sessões temáticas têm como finalidade precípua a ampla divulgação de trabalhos, experiências e pesquisas acadêmicas e de gestão. Os mini-cursos oferecem espaço de formação sobre assuntos específicos associados à temática central do evento. O workshop sobre pós-graduação interdisciplinar em ciências ambientais irá reunir os programas da região Amazônica para um trabalho de construção da identidade da nova área temática recém estruturada pela CAPES em seu sistema de avaliação de cursos. O Painel sobre políticas públicas de serviços ambientais no Amazonas terá a participação de representantes do governo estadual e de suas instituições parceiras para uma exposição detalhada sobre o histórico e evolução dessas políticas seguida de um debate aprofundado como os especialistas convidados. Como produto do evento será editado e divulgado os anais em meio eletrônico contendo as conferências e os artigos completos selecionados pelo comitê científico.
Realização
Apoio