O V SICASA ocorrerá no período de 14 a 17 de agosto de 2018 no Campus da UFAM (Setor Sul) e terá como tema central: “Avanços e retrocessos na política ambiental internacional e seus impactos na Amazônia” e contará com a presença de pesquisadores de 11 países entre América, Europa e África, objetivando atualizar a discussão das consequências e perspectivas da política ambiental no mundo após o Acordo de Paris, realizado em 2015, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 21). O evento será composto por 12 Grupos de Trabalho (GT’s) e 02 Colóquios, sendo um sobre a Defesa Civil e outro sobre Segurança Alimentar, com apresentações orais, apresentações na forma de pôster e debates. Os 12 GT’s propostos são compostos pelas respectivas ementas:
GT 1 – AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E AGROBIODIVERSIDADE – Trabalho desenvolvidos com relação à terras, águas e florestas, acerca de: combate à fome pela garantia do acesso a alimentos seguros. Produtividade agrícola e a renda dos agricultores. Acesso seguro e igual à terra. Outros recursos produtivos e insumos. Sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a Conservação da agrobiodiversidade. Coordenação: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.
GT 2 – CIDADES E REDES URBANAS NA AMAZÔNIA – Dimensões regionais e urbanas na Amazônia. Redes urbanas regionais, redes urbanas nacionais. A configuração de uma rede de cidades na Pan-Amazônia. Amazônia: ocupação, domínio e formatação do território. Redes e fluxos no espaço geográfico amazônico. Regionalização do espaço amazônico. Coordenação: Tatiana Schor.
GT 3 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSOS COGNITIVOS – Estudos sobre acesso livre, equitativo à educação de qualidade em todos os níveis. Estudos que discutam aspectos cognitivos e afetivos na relação pessoa-ambiente (espaço, lugar e outros elementos constituintes). Estudo crítico dos usos e significados sociais do ambiente. Ecocidadania e proposições para uma intervenção no ambiente. Processos cognitivos ligados a processos educativos e o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica. Coordenação: Maria Olívia De Albuquerque Ribeiro Simão e Maria Inês Gasparetto Higuchi.
GT 4 – GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS – Gestão, conservação, monitoramento, fiscalização e controle ambiental. Proteção da qualidade da água. Proteção do solo. Técnicas de planejamento de projetos. Gestão, ciclo e estratégia de projetos. Gestão integrada do ambiente, a gestão patrimonial, a gestão pública/privada/comunal dos recursos e serviços do ambiente. Elaboração do plano de gestão ambiental. Aplicação da avaliação dos impactos em políticas públicas, programas e projetos. Coordenação: Gil Vieira e Neliton Marques da Silva.
GT 5 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RESILIÊNCIA E ADAPTAÇÃO HUMANA – Causas das mudanças globais e possíveis respostas. Mudanças nos ciclos biogeoquímicos globais no clima. Impacto das mudanças globais na agricultura. Recursos hídricos. Formas de adaptação humana. As transformações contemporâneas do mundo e suas formas de alcance na Amazônia. Coordenação: Gil Vieira.
GT 6 – SAÚDE E RISCOS AMBIENTAIS – Requerimento básico para um ambiente saudável. Mediação da qualidade ambiental. Exposição humana e impactos na saúde. Impacto e fatores ambientais na saúde humana. Natureza dos perigos ambientais, qualidade do ar, água e saneamento. Alimentos e agriculturas. Saúde e doenças. Uso de energia e saúde. Saúde e desenvolvimento. Indicadores de saúde. Poluição industrial e segurança química. Ações para a proteção da saúde e do ambiente. Problemas transfronteiriços e globais, Vulnerabilidade dos povos e populações tradicionais. Coordenação: Tadeu Fabricio Malheiros e Márcia Carvalho.
GT 7 – TURISMO E SUSTENTABILIDADE – Teorias e conceitos sobre turismo e conservação. Principais abordagens do Ecoturismo e Turismo de Base Comunitária. Sistemas e modelos de turismo. A visão das bases conceituais do turismo em comunidades. Diálogos com saberes locais. Interface do turismo e da conservação com outro saberes. Relatos e experiências de turismo em áreas protegidas. Políticas Públicas para o turismo de base. Fomento o turismo de base. Coordenação: Jocilene Gomes da Cruz.
GT 8 – GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS – Compromisso e metas das políticas brasileiras e conservação. Legislação, programas de ação e acordos internacionais vigentes. Panorama do processo de criação e implementação das Áreas Protegidas na Amazônia. Instrumentos complementares de proteção da biodiversidade: zonas de amortecimento, corredores ecológicos, mosaicos, reservas a biosfera, etc. A questão da presença humana em Áreas protegidas. Coordenação: Otacílio Antunes Santana e Joselisa Maria Chaves.
GT 9 – POVOS E SABERES TRADICIONAIS – Diálogo e encontro entre tradições culturais da Amazônia. As diferenças étnicas e a problemática racial. Informação, conhecimento, sabedoria, patrimônio de sensibilidade nas populações tradicionais. Diversidade cultural presente nas diversas tradições. Transversalidade diante da riqueza dos conhecimentos e das tradições. Aprofundamento dos diálogos de saberes dos povos indígenas e demais populações tradicionais. Coordenação: Ivani Ferreira de Faria.
GT 10 – MANEJO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – Caracterização de processos de recursos naturais. Análise dos efeitos de exploração dos recursos naturais, além de temas que tangenciam manejo e conservação de recursos naturais. Coordenação: Carlos Edwar de Carvalho Freitas e Marciel José Ferreira.
GT 11 – TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL – Promover um espaço de troca de experiências e reflexões teórico-metodológicas no campo das Tecnologias Sociais a partir do ambiente amazônico. Quais princípios devem ser considerados na construção de tecnologias sociais para atender às demandas da região amazônica? Como se pode envolver os povo tradicionais e aproveitar-se dos seus conhecimentos para a criação de técnicas, métodos e ferramentas que contribuam na resolução dos problemas sociais, econômicos e ambientais desse território? Coordenação: Sidney Lianza e Felipe Addor.
GT 12 – JOVENS PESQUISADORES – Grupo de Trabalho exclusivo para jovens pesquisadores, ou seja, alunos e graduação ou graduados pulicarem trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e outros trabalhos que permeiem um ou mais GT’s apresentados, bem como aqueles que queiram se aprofundar no mundo da pesquisa. Coordenação: Kátia Viana Cavalcante e Irene Yukiko Kimura.

MESA REDONDA
TEMA: Ameaças e retrocessos nas políticas socioambientais brasileiras - Com Dione Torquato, Alfredo Wagner Berno de Almeida, João Pacheco de Oliveira.

SIMPÓSIO
I Simpósio Regional sobre Defesa Civil e Desastres Ambientais na Amazônia - Com Tatiana Schor, Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, Jochen S. Schongart, Cláudio Fabian Szlafsztein, Vitor Marchezini e Ricardo Luiz Godinho Dallarosa.

OFICINA
I Workshop sobre Soberania Alimentar e inclusão produtiva da agricultura familiar - Com Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.